O Mercedes-Benz EQC 400 é um SUV puramente elétrico com muito espaço e conforto. O modelo também se destaca por sua esportividade extraordinária. O resultado é uma dinâmica de condução completamente nova e fascinante.

Ao longo deste artigo vamos apresentar as principais características e diferenciais do EQC 400 4MATIC. Continue a leitura e surpreenda-se! 


Design do EQC 400

O novo EQC tem uma estética própria, de vanguarda. A personificação do luxo moderno. As linhas claras, sensuais e extremamente sóbrias deixam claro logo de cara: este só pode ser o Mercedes entre os veículos elétricos.


Veja alguns destaques de design:

Design dos faróis

O novo EQC domina o ambiente literalmente na velocidade da luz. E isto graças aos faróis MULTIBEAM LED de série com carcaça interna em preto de alto brilho, linhas decorativas em azul-energy e um design de faróis característico da linha de veículos elétricos da Mercedes-Benz. 

Uma verdadeira atração são as marcantes faixas de luz de LED na frente e atrás, ainda mais fascinantes à noite.


Frente característica dos modelos elétricos da Mercedes-Benz

A mobilidade inovadora estampada na face do novo EQC. Elementos anteriormente separados, como os faróis e a grade do radiador, agora formam um único conjunto na fascinante grade do radiador black panel. 

Faróis MULTIBEAM LED de série com linhas decorativas em azul-energy e um design de luzes característico da linha de carros elétricos da marca realçam a pegada high-tech.

Linha do teto com o dinamismo de um coupé

O novo EQC traz também uma interpretação completamente nova do design de um SUV. A linha do teto desce suavemente até a traseira, criando um visual dinâmico ao mesmo tempo que proporciona uma boa altura do teto em seu interior.


Design interior do EQC 400

Uma estética completamente nova espera por você no interior do novo EQC. 

Um destaque especial é o colar das aletas com visual metálico, que se estende do painel de instrumentos até as portas, criando assim um agradável efeito wrap around.

No interior, o fascínio da eletromobilidade pode ser sentido na pele. Um tecido com nuances cromáticas ligeiramente iridescentes foi desenvolvido exclusivamente para os bancos do EQC: Sunnyvale em azul-índigo ou bege-seda combinando com o revestimento sintético ARTICO preto. 

Iluminação ambiente

No EQC 400 4MATIC, você pode experimentar um pequeno nascer do sol em cada viagem. Várias áreas do compartimento interno podem ser iluminadas com estilo conforme o seu gosto. Para isso, estão à disposição 64 cores selecionáveis individualmente bem como vários universos cromáticos e efeitos.

Posto de comando Widescreen

O display de instrumentos totalmente digital e o display de mídia têm uma diagonal de 26 cm (10,25”) cada e, unidos sob uma sofisticada tela de vidro, formam o posto de comando Widescreen. Impressiona de forma única com modernidade e sofisticação. 

As informações são exibidas em alta resolução e em cores e complementadas por elaboradas animações. Além disso, os conteúdos podem ser posicionados individualmente e operados intuitivamente tanto por toque como por comando de voz.



Teto corrediço

O teto corrediço elétrico em vidro deixa entrar mais luz e ar em seu veículo. Quando está fechado e, especialmente, quando aberto, ele deixa o ambiente mais claro no compartimento interno. 

Sistema multimídia MBUX

O EQC vem com o sistema multímidia MBUX, que traz comandos de voz naturais e intuitivos, funções inteligentes que se adaptam às suas necessidades e superfícies Touch sensíveis ao toque. Tudo isso está emoldurado com sofisticação por um posto de comando Widescreen de resolução extremamente alta.

Programas de condução

Os programas de condução ajudam em diferentes estilos de condução: do econômico ao esportivo. 

No COMFORT temos o ajuste padrão: ele traça uma curva característica do pedal do acelerador ajustada para proporcionar o maior conforto. Conforme o estilo de condução, ela fica automaticamente mais dinâmica. 

No SPORT, ao contrário, o foco do programa de condução é conseguir o melhor tempo de resposta para proporcionar a mais alta performance.

Pedal do acelerador háptico

O inovador sistema ajuda a economizar energia. Para isso, o pedal do acelerador háptico se comunica com você. O ponto de pressão desempenha duas tarefas importantes. No ponto de pressão o sistema limita o torque. 

Além disso, ele pode mostrar uma velocidade máxima para que você consiga chegar ao destino.

Uma bateria com a qualidade da Mercedes no EQC 400

A bateria de alta voltagem é o coração do novo Mercedes-Benz EQC 400 4Matic. Graças à densidade de potência extremamente alta, ela armazena energia para duas unidades de acionamento elétricas nos eixos dianteiro e traseiro. 

Para satisfazer os elevados padrões de segurança da Mercedes-Benz, a bateria fica protegida no assoalho do veículo. 

Motorização

A nova unidade de acionamento elétrica é tão inovadora que o EQC tem duas delas. Um motor elétrico no eixo dianteiro e um no eixo traseiro transformam em conjunto a energia elétrica armazenada na bateria em energia mecânica, gerando uma potência de 300 kWh (408 cv). 

Para reduzir o consumo de energia elétrica e aumentar a dinâmica, os trens de força elétricos têm características diferentes: a máquina elétrica dianteira é otimizada para obter a maior eficiência possível entre as faixas de carga leve e média, enquanto a traseira é responsável pela dinâmica.

Tração total

A tração total completamente variável 4MATIC aplica vigorosamente a força dos potentes motores elétricos. 

O sistema melhora a tração e a estabilidade de condução, principalmente em condições adversas na estrada: mais segurança de verdade em caso de chuva, neve e gelo. Ao mesmo tempo, a 4MATIC é a tecnologia responsável por sua diversão ao volante.

A 4MATIC distribui a força entre os eixos dianteiro e traseiro de forma variável – de 0 a 100 por cento, pois os dois motores elétricos podem ser controlados separadamente. 

Em caso de perda de tração em um eixo, mais torque é disponibilizado para o outro eixo. Isto funciona como em um veículo com tração total convencional com bloqueio do diferencial central.

Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC

Em vagas de estacionamento perpendiculares, o sistema ajuda a estacionar para a frente e de ré. Em vagas paralelas ele também ajuda a estacionar de ré. E se o assistente ativo de estacionamento tiver efetuado este procedimento, também o fará no sentido contrário ao sair da vaga.

Assistente de direção evasiva

O assistente de direção evasiva pode ajudar a executar a manobra de evasão de forma controlada ao detectar risco de colisão com pedestres cruzando a via.

O sistema auxilia o motorista com torques adicionais da direção precisamente calculados e recoloca a direção em sua posição central após a manobra. Disponível na faixa de velocidade de 20 a 70 km/h.

PRE-SAFE® PLUS

Em caso de colisão traseira iminente, as luzes de advertência traseiras piscam rapidamente para chamar a atenção do motorista de trás. Os pré-tensionadores reversíveis dos cintos de segurança são ativados preventivamente.

Os freios são ativados com o veículo parado. Isto reduz o avanço para a frente e, assim, a força aplicada sobre os passageiros, além de minimizar o risco de acidentes subsequentes.

Assistente ativo de limite de velocidade

O sistema pode, se você quiser, definir automaticamente o limite de velocidade detectado pelo assistente de reconhecimento de sinais de trânsito como velocidade ajustada para o assistente ativo de distância DISTRONIC.

Ajustando assim a velocidade ao limite de velocidade em vigor no momento.

Assistente adaptativo da luz alta Plus

Dirija com a luz alta sempre ligada. Isso quase faz a noite virar dia e alivia você em suas tarefas ao volante. Ver longe sem ofuscar – este é o lema do assistente adaptativo da luz alta Plus. 

O sistema inteligente não incomoda veículos em sentido oposto ou trafegando à frente graças a LEDs de alta precisão: você não precisa mudar para a luz baixa o tempo inteiro.