O MBUX (Experiência Mercedes-Benz para o Usuário), tecnologia presente nos veículos Mercedes-Benz, torna a condução muito mais confortável e personalizada. Graças à inteligência artificial, ao longo do tempo, o sistema aprende e se adapta cada vez mais à forma com que o motorista está acostumado a dirigir.
No texto a seguir vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o sistema. Você vai conhecer suas principais funcionalidades e diferenciais. Vamos lá?
O que é o MBUX?
O MBUX é o sistema multimídia com inteligência artificial dos veículos Mercedes-Benz. A tecnologia chegou para revolucionar a experiência na direção, tornando-a muito mais intuitiva, confortável e personalizada. É uma maneira completamente nova de operar um automóvel.
Com o sistema MBUX, cada detalhe pode ser ajustado com exatidão aos desejos do usuário, desde a posição de dirigir até o acesso a alguns dos seus aplicativos favoritos do celular.
A interação com o sistema ocorre através de comandos de voz ativados por um simples "Hey" ou "Olá", seguidos da palavra "Mercedes", ou com toques no volante, no touchpad do console central ou na própria tela Widescreen.
Diferenciais da tecnologia MBUX
Extremamente intuitivo
Os humanos são seres de hábitos, até na operação dos seus veículos. Por isso, o MBUX deixa você no controle de tudo. É possível comandar o sistema por voz ou com a ponta dos dedos, através do touchpad.
Além disso, caso o motorista tenha interesse, o sistema é capaz até mesmo de reconhecer gestos naturais e recorrentes, replicando-os e simplificando a rotina.
Ou seja, o MBUX se adapta individualmente ao condutor.
Mundos temáticos
Com os mundos temáticos do MBUX, é possível criar no seu veículo ambientes pré definidos. As representações no display de mídia e no painel de instrumentos adaptam-se em conformidade, bem como a iluminação e o programa de condução.
E a melhor parte: o condutor também pode compor os seus próprios mundos temáticos individuais.
User Action Prediction
O sistema MBUX transforma o seu veículo num parceiro de confiança. A cada dia que passa, o sistema aprende algo novo e, sobretudo, passa a conhecer cada vez melhor o condutor.
Ele memoriza suas canções favoritas, o caminho para o trabalho e números de telefone para os quais faz chamadas frequentes. Caso pretenda, sintoniza automaticamente a estação de rádio certa ou indica um caminho mais rápido se o habitual estiver congestionado. Tudo isto de modo automático, se assim o desejar.
Estilos de visualização
Pode adaptar o design e a impressão geral do cockpit panorâmico de modo individual. Tem à escolha quatro estilos de visualização: "Clássico", "Desportivo", "Progressivo" e "Discreto".
O estilo selecionado influencia visivelmente a atmosfera no interior, sobretudo em combinação com a iluminação ambiente disponível opcionalmente.
Assistente de Interior MBUX
Desfrute do conforto de operação sem contato: este sistema inovador reúne e interpreta os movimentos da sua mão e braços. Desta forma, você pode ativar as funções selecionadas com toda a rapidez.
O MBUX da Mercedes consegue ainda perceber a diferença entre o condutor e o acompanhante - para que ambos possam acessar exatamente os menus que pretende controlar.
Conceito de comando tátil
O MBUX proporciona ao motorista a máxima liberdade para comandar todas as funções da forma mais cómoda.
No seu veículo, está disponível um ecrã tátil; na consola central está também integrado um touchpad, que reage a gestos com um e com vários dedos, bem como à caligrafia. Além disso, os displays podem ser controlados através dos botões Touch Control no volante.
Novo Sistema MBUX Hiperscreen
A Mercedes-Benz apresentou no início de 2021 sua nova central multimídia, que terá o nome de MBUX Hyperscreen. A versão, ainda mais tecnológica que a presente nos modelos atuais, equipará o veículo 100% elétrico da marca, o EQS.
O grande destaque da nova tecnologia é seu avançado sistema com inteligência artificial, com elevada capacidade de aprendizagem e adaptação aos usuários.
De acordo com Sajjad Khan, diretor técnico da Mercedes-Benz, o novo MBUX funcionará como um sistema nervoso do Mercedes-Benz, uma vez que está conectado com todas as funcionalidades do veículo.
“O MBUX Hyperscreen consegue conhecer melhor o cliente aprendendo de forma contínua e disponibiliza uma oferta personalizada de infoentretenimento e operação antes mesmo que o ocupante tenha que clicar ou pesquisar em qualquer lugar” disse Khan.
Além disso, a nova MBUX virá com os seguintes destaques:
- Tecnologia OLED: proporcionando imagens de alta definição;
- Tela curvada: o passageiro terá sua própria tela e comandos, com possibilidade de criação de até sete perfis para seus acompanhamentos usufruírem das funções de entretenimento de forma personalizada;
- Zero Layer: sistema que facilita a busca do usuário por funções específicas. Assim, não há necessidade dele navegar por vários submenus ou ativar comandos de voz específicos. O motorista poderá personalizar mais de 20 funções, como alertas de aniversários, lista de tarefas, massagem ativa, entre outras.