É muito importante que os motoristas fiquem atentos quanto ao prazo correto para realizar a troca de pneus. Afinal, este é um dos itens mais importantes para a segurança durante a condução.
Por isso, todos precisam entender o que é TWI e como ele ajuda a identificar quando trocar os pneus. Nós vamos esclarecer isso para você no texto abaixo e ainda vamos explicar como identificar informações importantes contidas nos pneus, entre outros temas relacionados.
Quando trocar os pneus do carro?
Antes de descobrirmos qual é hora certa para trocar os pneus, é preciso entender quais fatores influenciam para o seu desgaste. Afinal, carros idênticos podem necessitar de trocas em momentos diferentes.
Entre os motivos para que isso aconteça destacamos:
Estilo de condução do motorista;
Regularidade de uso e tipo de estrada rodados;
Peso da carga transportada;
Clima da região;
Portanto, mesmo que haja uma média para o momento certo para realizar a troca de pneus, isso poderá variar de acordo com cada caso.
Segundo a legislação, a altura mínima dos sulcos dos pneus deve ser de 1,6 milímetro. Logo, quando abaixo desse valor, o pneu deve ser substituído imediatamente.
A penalidade para quem desobedecer a lei é de cinco pontos na carteira e mais multa de R$ 195,23.
Para identificar se o seu pneu atingiu essa marca o mais indicado é observar o TWI nos pneus. Falaremos mais sobre ele a seguir.
Entenda o que é TWI e como verificá-lo
O Tread Wear Indicator (TWI) é o principal indicativo de quando trocar os pneus do carro. Eles estão presentes em todos os compostos comercializados no país.
Basicamente, o TWI são barras de borracha que ficam entre os sulcos da roda e contam exatamente com 1,6 mm de profundidade. Portanto, para identificar o momento certo para a troca é preciso apenas observar quando essas barras chegarem em seu limite.
Quando a barra TWI estiver totalmente visível significa que o pneu já está “careca” e é hora de trocá-lo.
Importante ressaltar que a regra do TWI não é válida em casos adversos, como surgimento de bolhas, rasgos ou perfurações nos pneus. Nessas situações os compostos devem ser trocados imediatamente.
Importância da calibragem, alinhamento e balanceamento
Seguir as recomendações de manutenção é uma das formas mais eficientes de aumentar a vida útil de seus pneus. Além disso, isso é fundamental para manter a eficiência e segurança dos compostos.
Tanto o alinhamento das rodas, quanto o balanceamento devem ser realizados entre 5 a 10 mil quilômetros rodados.
Já a calibragem de pneus deve ocorrer a cada 15 dias e, dependendo da intensidade de uso, uma vez por semana. O motorista deve identificar a pressão correta para os pneus no Manual do Fabricante.
É importante que você não se esqueça também de calibrar o estepe. Este pode receber pressão de duas ou três libras a mais do que os demais pneus.
Como funciona o rodízio de pneus?
Essa é uma prática indicada para aumentar a vida útil do pneu. Nesse caso, o motorista deve realizar a troca de pneus entre os eixos dianteiro e traseiro.
Dessa forma, ele faz com que todos os quatro pneus sofram desgastes regulares. Isso porque, carros com tração dianteira, por exemplo, vão exigir mais dos pneus da frente do que os traseiros. Portanto, o rodízio seria uma estratégia para equilibrar esse desgaste.
Especialistas recomendam que o rodízio seja realizado entre 5 a 7 mil quilômetros rodados.
Os pneus devem ser trocados juntos?
Sim, o mais recomendado é que os quatro compostos sejam trocados juntos. Isso garante que todos eles estejam nas mesmas condições e que não haja nenhum desnivelamento.
Identificando as principais informações no pneu do carro
Verificou que essa é a hora correta para trocar os pneus? Então você precisa identificar quais são as dimensões corretas para o seu modelo.
Essas informações estão disponíveis no próprio pneu e também no Manual do Proprietário.
Veja como identificá-las nos pneus:
Na lateral do pneu você vai encontrar dois números separados por uma barra. Eles indicam sua largura e altura.
A letra é o código para identificação do tipo de pneu, que pode ser radial ou diagonal. Há ainda um outro número que indica o tamanho do aro da roda.
Por exemplo, um pneu que conte com essas informações 160/60R12 82U, possui as seguintes características:
160 mm de largura;
Altura igual a 60% da largura de seção;
É um pneu radial;
Possui aro de 12 polegadas;
82 é o seu índice de carga, o que significa que ele suporta carga de 475 kg;
A letra U é o símbolo de velocidade que pode ser utilizado quando submetido à carga máxima.
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