A blindagem de carros é interessante para quem deseja ter mais tranquilidade, segurança e proteção em sua rotina no trânsito. Se você está pensando em blindar o seu Mercedes-Benz, esse texto é para você!
Vamos esclarecer as principais dúvidas a respeito do tema, como por exemplo:
Como funciona a blindagem de carros?
Níveis de proteção
Documentação necessária para blindar o carro
Vantagens e desvantagens da blindagem de carros
Quanto custa para blindar o carro?
Quais são os cuidados necessários em um carro blindado?
Continue a leitura e fique por dentro!
Por que blindar o seu Mercedes-Benz?
O principal motivo é, claro, a segurança. Com a crescente violência no trânsito das grandes metrópoles, é comum que os motoristas se sintam vulneráveis, o que gera uma ansiedade a cada vez que é preciso sair de casa.
Portanto, o procedimento de blindagem de carros vai ajudar a oferecer uma maior proteção, logo, uma maior sensação de tranquilidade em seu dia a dia.
De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o Brasil tinha em 2018 uma frota de aproximadamente 220 mil veículos blindados, a maior do mundo e cinco vezes mais numerosa do que o segundo colocado, o México, que na mesma época contava com 50 mil veículos blindados em circulação.
Como funciona a blindagem de carros?
Para realizar a blindagem de carros é necessário fazer a desmontagem praticamente completa do veículo. Mantém-se apenas a lataria, o motor e o painel do automóvel.
As peças do interior do automóvel, como os bancos, forro das portas, os bancos e vidros, por exemplo, são retiradas para que seja possível instalar os painéis balísticos na lataria do carro.
A blindagem acontece da seguinte maneira:
Painéis balísticos são instalados em: portas, teto, painel inferior, caixa de rodas, paralamas dianteiros e painel corta-fogo.
Aço inox é instalado em: toda a borda do para-brisa, portas, vigia, vidros fixos, nas colunas, encosto do banco, tampão traseiro, fechaduras e retrovisores.
Os vidros são substituídos por outras opções com materiais com resistência balística, compostos por diversas lâminas de vidros e polímeros.
Leia também: Insulfilm automotivo: vantagens, tipos e principais regras de uso
Processo de blindagem de carros em execução. Foto: Portal do Trânsito.
Níveis de proteção
Atualmente, no Brasil existem quatro níveis de proteção de blindagem para carros: I, II-A, II e III-A. A diferença entre eles está na capacidade de proteção que os materiais oferecem, ou seja, a quais projéteis cada nível é capaz de resistir.
Os níveis de proteção seguem as normas americanas, que tem as seguintes especificações de resistência:
Nível I: é a proteção de menor efetividade, tendo capacidade para resistir a disparos de armas calibre 32 e 38. No entanto, é vulnerável a armas com calibres maiores,
Níveis II e II-A: já oferecem uma proteção maior do que o nível anterior, sendo resistente a armas de calibre 9 milímetros e à Magnum 357.
Nível III-A: é o nível de blindagem de carros mais comum no Brasil. Segundo a Abrablin, é a opção aplicada em 95% dos veículos blindados do país. Tem um nível de proteção até quatro vezes maior do que o nível I, sendo resistente a armas de mão de todos calibres, inclusive a pistolas 9 milímetros e à Magnum 44.
Ainda de acordo com a norma americana, a blindagem é capaz de resistir a até cinco tiros em uma área de 20 cm². Ou seja, caso uma sexta bala atinja esta área, pode ser que a proteção não resista.
Documentação necessária para blindar o carro
Se você está pensando em blindar seu Mercedes-Benz é importante conhecer a burocracia envolvida no processo. Para realizar a blindagem de carros o motorista deve solicitar uma autorização junto ao Exército Brasileiro para utilizar o veículo.
São necessários os seguintes documentos para iniciar o processo de blindagem:
RG
CPF
Comprovante de residência
Número do chassi, placa e RENAVAM do veículo
CNPJ e razão social para pessoas jurídicas
Antecedentes criminais
Certificado de Registro, emitido pelo Exército Brasileiro e com validade de três anos
Após a aquisição da declaração de blindagem e do CR, o proprietário do veículo deverá solicitar a regularização do mesmo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
Acesse o site da Abrablin e confira o passo a passo para aquisição do registro.
Vantagens e desvantagens da blindagem de carros
A blindagem de carros é a solução para pessoas que sofrem com a insegurança no trânsito e desejam uma maior proteção em sua rotina. Portanto, como já adiantamos, a principal e decisiva vantagem do procedimento é, com certeza, a maior tranquilidade oferecida para os usuários do veículo.
Entretanto, deve-se avaliar também os pontos negativos da prática, como por exemplo o aumento de peso que a blindagem causa no automóvel. Em média, adiciona-se cerca de 200 kg ao peso final do veículo.
O ganho de peso pode gerar consequências como o aumento no consumo de combustível e um desgaste maior das peças.
Cuidados de higienize de vidros blindados
Feche as portas sempre com os vidros fechados, de modo a evitar que o mesmo quebre que o impacto;
Evite deixar seu Mercedes-Benz blindado exposto ao sol por muito tempo;
Use panos limpos e produtos próprios de limpeza veículo para higienizar a parte de interna dos vidros;
Não esfregue papel ou pano seco no vidro, especialmente se o mesmo estiver com poeira.
Quanto custa a blindagem de carros?
Como apresentado acima, o processo de blindar veículos é bastante complexo, uma vez que demanda o uso de materiais especiais, além de aplicação especializada. Por isso, os valores cobrados por esse serviço são mais elevados.
O custo para blindar um carro gira em média entre R$30 mil a R$ 80 mil, dependendo do modelo e do tipo de blindagem escolhida.
Aproveite e baixe esse material gratuito com dicas para você cuidar do seu Mercedes-Benz e garantir uma melhor eficiência e maior vida útil.
Atenção com a revisão
Como adiantado acima, a blindagem adiciona um peso extra no veículo, o que causa um desgaste maior em algumas peças. Por isso, é importante que o motorista tenha atenção especial com o prazo de manutenção periódica.
Fique de olho principalmente no desgaste dos pneus e nos sistemas de freios e amortecimento do veículo. Qualquer sinal de problema, procure uma oficina imediatamente.
Leia também: Quando trocar os pneus do carro? O TWI e a importância dos pneus em bom estado para a sua segurança.