A chave reserva de carro é um recurso que pode evitar grandes transtornos para os motoristas. Afinal, em caso de perda ou danos à chave principal, é muito importante ter uma segunda opção de fácil acesso. 

É comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o tema, como o que deve ser feito quando a chave for codificada, onde encontrar uma chave reserva, entre outros questionamentos. Pensando nisso, preparamos este artigo para abordar tudo o que você precisa saber sobre esse dispositivo. 

Continue a leitura e confira: 

  • A importância da chave reserva de carro
  • Chave reserva codificada ou não?
  • O que fazer quando a chave reserva não é codificada?
  • Como solicitar uma chave reserva codificada?
  • Quando é hora de trocar a chave reserva?
  • Onde encontrar uma chave reserva?

 

A importância da chave reserva de carro

Ter uma chave reserva pode ser um facilitador de várias formas, principalmente em situações inesperadas, como por exemplo: 

  • Perda ou extravio da chave principal;
  • Avaria da chave principal, seja por desgaste, quebra ou problemas no transponder;
  • Necessidade de compartilhar o carro com mais pessoas, sem ter que ficar trocando a mesma chave.

Além disso, contar com uma chave reserva do carro é uma questão de segurança. Caso você fique sem a chave principal em um lugar remoto, por exemplo, a solução rápida pode estar em uma simples chave extra guardada em casa ou com um familiar.

- Leia também: Rastreamento veicular: o que é e como funciona esse serviço?

 

Chave reserva codificada ou não?

Primeiramente, é importante que você entenda a diferença entre a chave reserva codificada e a não codificada. 

A chave codificada é um equipamento que conta com um código eletrônico. Por isso, o sistema permite que o veículo dê a partida no motor apenas com uma chave que contenha o código eletrônico compatível com a central de segurança do automóvel. 

 

Entenda melhor as características de cada tipo de chave de carro:

  • Chave reserva codificada: Ela contém o transponder, fundamental para que o carro funcione normalmente. Se a chave reserva não for codificada, o carro pode não ligar, pois não haverá o reconhecimento da chave pelo sistema;
  • Chave reserva não codificada: Embora ela possa abrir as portas do carro manualmente, sem a codificação do transponder, o veículo não dará partida. Isso acontece como uma medida de segurança para evitar furtos.


- Leia também: Sistema keyless: o que é e quais as vantagens dessa tecnologia

 

O que fazer quando a chave reserva não é codificada?

Caso seu veículo funcione através de chave codificada, é importante que a chave reserva também conte com a codificação necessária para dar partida no veículo. Se a sua chave reserva não estiver codificada, será necessário levar o dispositivo a uma concessionária ou chaveiro especializado para realizar a codificação. 

Esse processo pode ser feito em veículos Mercedes-Benz, com equipamentos específicos que programam a chave para ser reconhecida pelo sistema do carro.

 

Como solicitar uma chave reserva codificada?

Ao comprar um carro, seja ele novo ou seminovo, é sempre bom verificar se a chave reserva está incluída na negociação. Caso você precise de uma nova, siga estes passos:

  1. Verifique a documentação do carro: Ao solicitar a segunda chave, será necessário comprovar que você é o proprietário do veículo;
  2. Entre em contato com a concessionária: Para garantir que a chave seja codificada corretamente, a melhor opção é procurar a concessionária da marca. No caso da Mercedes-Benz, a Bamaq pode auxiliar nesse processo, garantindo que a chave seja feita de acordo com as especificações do seu modelo;
  3. Considere o tempo e o custo: Chaves com transponder exigem um processo mais elaborado, o que pode levar alguns dias para ser finalizado. Além disso, o custo pode variar dependendo do modelo do veículo e do serviço realizado.


 

Quando é hora de trocar a chave reserva?

Assim como qualquer outro equipamento, as chaves do carro também têm uma vida útil. O desgaste natural pode afetar o funcionamento da chave ao longo dos anos. Veja alguns sinais de que é hora de trocar sua chave reserva:

  • Dificuldade em destravar as portas: Se a chave não está respondendo corretamente, pode ser necessário verificar a bateria ou até mesmo o transponder;
  • Falhas no acionamento do motor: Mesmo a chave reserva codificada pode apresentar falhas de comunicação com o sistema do veículo após certo tempo de uso;
  • Danos físicos: Se a chave sofreu algum dano visível, como quebras, riscos profundos ou está com o botão de trava/abertura desgastado, considere solicitar uma nova chave.


 

Onde encontrar uma chave reserva?

Como já mencionado, a chave reserva é um facilitador para os motoristas, logo, é importante que você tenha um dispositivo de qualidade que funcione da forma esperada. Por isso, é importante que você adquira a sua chave em locais confiáveis. Veja alguns deles:  

 

1. Concessionárias

A maneira mais segura de garantir que a chave reserva seja feita corretamente e codificada é através da concessionária, como a Bamaq Mercedes-Benz, que oferece todo o suporte necessário durante a elaboração do dispositivo.


 

2. Chaveiros especializados

chaveiros que trabalham com chaves codificadas, mas é importante certificar-se de que eles possuem o equipamento adequado para veículos de alta tecnologia, como os da Mercedes-Benz.


 

3. Assistência 24 horas

Muitas seguradoras contam com a opção de cobrir esse tipo de serviço, disponibilizando chaveiro, guincho e outros casos de atendimento. Verifique a disponibilidade desse recurso ao fechar um contrato de seguro.

- Leia também: 15 tecnologias automotivas da Mercedes-Benz


Precisa de uma chave reserva para seu Mercedes-Benz? Entre em contato com a nossa equipe para mais informações de como podemos te ajudar.