O uso de climatizador no carro é indispensável para grande parte da população, principalmente em países que registram altas temperaturas, como o Brasil. Pensando nisso, a Mercedes-Benz investe em uma tecnologia avançada, a Thermatic, que proporciona alto conforto e eficiência climática para os usuários dos modelos da marca.
Ao longo deste artigo vamos explicar tudo sobre essa tecnologia automotiva. Continue lendo e confira:
- Como funciona o climatizador de carro Thermatic?
- THERMOTRONIC: climatizador de carro automático com três zonas climáticas
- Como funciona o ar-condicionado automotivo?
- Manutenção do sistema de ar-condicionado automotivo
Como funciona o climatizador de carro Thermatic?
O conforto climático individual do motorista e do passageiro do banco dianteiro é proporcionado pelo ar-condicionado automático THERMATIC com 2 zonas climáticas.
O motorista e o passageiro da frente podem definir a temperatura separadamente para cada lado. Isso é monitorado constantemente graças à central eletrônica e a um sistema sensível de sensores - sem a necessidade de qualquer ajuste manual.
Portanto, não é necessário fazer reajustes de temperatura, pois os sensores de alta sensibilidade detectam também alterações das condições, tais como a irradiação solar. Ou seja, o sistema de ar se ajusta automaticamente de acordo com a necessidade. Assim, você sempre permanece focado, mesmo em condições de verão.
Além disso, um filtro de partículas finas/carvão ativo melhora a qualidade do ar no interior do veículo. Ele filtra poeira, fuligem e pólen do ar e também reduz poluentes e odores desagradáveis.
Para prevenir eficazmente o embaçamento das janelas, um sensor de ponto de orvalho mede a umidade absoluta do ar no para-brisa.
THERMOTRONIC: climatizador de carro automático com três zonas climáticas
Um clima interior agradável para todos: o climatizador de carro automático com três zonas climáticas e três modos de clima proporciona um clima individual de bem-estar a bordo. O motorista e o passageiro podem definir a temperatura e a distribuição do ar preferidas para seus próprios assentos. Opções separadas para temperatura e fluxo de ar estão disponíveis para os assentos traseiros.
Existem três modos de fluxo de ar para escolher, que adaptam o fluxo de ar às preferências individuais - difuso, médio ou focado. Uma função de ventilação indireta para o interior do veículo no painel de instrumentos aumenta ainda mais a sensação de conforto, reduzindo correntes de ar diretas.
O THERMOTRONIC mantém automaticamente o clima em cada zona constante nos níveis desejados. Isso é possível graças a um grande número de sensores que, além da temperatura interna e externa, também registram a intensidade dos raios solares.
Um sensor de qualidade do ar e gases nocivos monitora permanentemente a qualidade do ar externo aspirado. Em caso de aumento de poluentes nocivos, o sistema muda automaticamente para recirculação de ar. Além disso, um filtro de partículas finas/carvão ativo melhora a qualidade do ar no interior do veículo.
Como funciona o ar-condicionado automotivo?
Essencialmente, o ar-condicionado automotivo utiliza a energia fornecida pelo motor do carro. Essa energia é transferida por meio de uma polia que converte a rotação do motor em potência para o compressor.
O compressor, então, pressuriza o fluido refrigerante e o envia ao condensador, onde o fluido se condensa em um estado líquido devido à alta pressão e à diminuição da temperatura.
Posteriormente, o fluido passa pelo filtro de ar, onde são removidas impurezas e umidade. O fluido então chega à válvula de expansão, onde ocorre a redução de pressão e temperatura.
Na etapa final, o fluido refrigerante é conduzido ao evaporador. Aqui, ele é resfriado por um ventilador que distribui o ar frio através das tubulações do veículo, resfriando assim o ambiente interno do carro.
Manutenção do sistema de ar-condicionado automotivo
Para garantir a eficiência e maior vida útil para o sistema de ar de seu Mercedes-Benz, é fundamental que você faça uma manutenção periódica do mesmo. Caso contrário, o sistema pode apresentar falhas como: dificuldade para resfriar o ambiente, mau cheiro e até prejudicar a saúde respiratória dos ocupantes.
Deve-se ter uma atenção especial com o filtro de ar, uma vez que a peça deve ser trocada regularmente. Estima-se que em um período de 6 meses.
Além disso, também deve ser feita, regularmente, uma limpeza no sistema de ar por profissionais capacitados. Estes vão utilizar os produtos corretos para higienização de todo o sistema, além disso poderão substituir possíveis peças danificadas.
Faça a revisão do seu ar-condicionado automotivo com a Bamaq, concessionária autorizada Mercedes-Benz, e garanta mais segurança e qualidade no serviço. Faça o agendamento no nosso site!
- Leia também: Manutenção de carros: tudo o que você precisa para dirigir com segurança