Durante a condução, motoristas e passageiros devem se atentar com questões relacionadas à ergonomia veicular. Dessa forma, é possível garantir viagens mais tranquilas e confortáveis para todos.
Quer entender melhor sobre o tema? Então continue a leitura e confira dicas de como melhorar a ergonomia no carro. Veja também os equipamentos da Mercedes-Benz que contribuem para o bem-estar de todos os usuários em seus veículos.
O que é ergonomia veicular?
Ergonomia é o campo que trata das interações entre o homem com as máquinas e equipamentos. Em geral, diz respeito à forma como o ser humano executa seu trabalho, por isso, visa adaptações no ambiente que possam proporcionar maior conforto e segurança em suas rotinas.
No caso da ergonomia veicular, o foco é direcionado para as funcionalidades e ações que dizem respeito ao conforto e saúde do motorista durante a condução de veículos.
Portanto, diz respeito a práticas que devem ser seguidas de modo a garantir viagens seguras e confortáveis. Além disso, também trata da presença de equipamentos no veículo que propiciem uma melhor ergonomia para motoristas.
Dicas para melhorar a ergonomia para motoristas
O dia a dia no trânsito pode ser muito estressante e cansativo para motoristas e passageiros. Se não levarem em consideração práticas que melhorem a ergonomia, o cansaço pode ser ainda maior e, pior, pode até causar danos à saúde dos usuários.
Para evitar que isso aconteça, siga as instruções citadas abaixo.
Ajuste os bancos para dirigir
O primeiro passo para ter uma boa ergonomia veicular é regular o banco adequadamente. O motorista deve adaptá-lo em relação à distância para o volante, assim como controlar a altura do encosto.
Listamos abaixo algumas orientações que podem ser úteis na hora de ajustar o banco. Veja só:
Mantenha a coluna toda apoiada no banco, de forma que não seja possível escorregar pelo assento;
Posicione as pernas em um ângulo de 100 a 120 graus, com objetivo de deixá-las semiflexionadas;
O motorista deve ser capaz de alcançar os pedais sem precisar se esticar demais. Por isso, deixe o banco em uma distância segura;
Recomenda-se que o espaço entre os joelhos e o painel do carro seja de, no mínimo, três dedos.
Regulagem do volante
Na maioria dos veículos é possível regular no volante em relação à profundidade e inclinação. Use essa funcionalidade para encontrar a posição mais confortável para você durante a condução.
É recomendável que o ajuste seja feito de forma que os pulsos possam ficar posicionados confortavelmente na parte superior do volante.
Além disso, o motorista deve ser capaz de visualizar o painel de instrumentos sem a necessidade de mover a cabeça. Por isso, não se esqueça de regular a inclinação do volante antes de dirigir.
Espelhos
Outro item importante para se atentar em relação à ergonomia veicular é o ajuste dos espelhos. Afinal, são eles que garantem uma boa visualização do trânsito ao seu redor e, quando mal posicionados, podem exigir esforços prejudiciais para a saúde do motorista.
Portanto, na hora de ajustar os espelhos é preciso que eles fiquem em uma posição que ofereça uma boa visualização, sem que seja necessário girar ou inclinar a cabeça e o tronco.
Cinto de segurança
Você sabia que o cinto de segurança também é um item de ergonomia veicular? Isso mesmo, além de proteger o motorista e passageiros em acidentes, esse equipamento também ajuda os usuários a manterem uma boa postura durante a viagem.
Porém, quando usados incorretamente, podem ser muito prejudiciais. O cinto deve ficar posicionado sobre os ombros e a cintura, de modo a formar uma diagonal. É importante cuidar ainda para que o equipamento não fique apertado demais, mas rente ao corpo e nunca frouxo demais.
Funcionalidades da Mercedes-Benz que contribuem para a ergonomia no carro
Veja abaixo alguns equipamentos da marca que tornam a sua viagem o mais confortável possível.
Sistema MBUX
O sistema MBUX (Experiência Mercedes-Benz para o Usuário), traz uma maneira completamente nova de operar um automóvel, o que contribui significativamente para a melhoria da ergonomia para motoristas.
O MBUX não dirige para você, mas torna o ato de dirigir muito mais confortável. Graças à inteligência artificial, ao longo do tempo, o sistema aprende e se adapta cada vez mais à forma com que o motorista está acostumado a dirigir.
Além disso, com o sistema inteligente de controle de voz LINGUATRONIC, você pode falar quase tão naturalmente quanto falaria com um amigo. O sistema é tão intuitivo e natural quanto é adaptável a você.
Sistemas de assistência à condução
Sistemas de assistência e segurança inteligentes dos veículos Mercedes-Benz podem reduzir o esforço do motorista. Dentro dos limites do sistema, é possível diminuir riscos de acidente e melhorar a proteção dos ocupantes e de outros veículos e pedestres. A assistência se dá, por exemplo, no controle de distância e ao virar o volante.
Elementos do pacote de assistência à condução:
Controle de distância ativo DISTRONIC;
Assistente ativo de direção;
Assistente ativo de limite de velocidade;
Adaptação da velocidade baseada no trajeto;
Assistente de frenagem ativo com função de cruzamento;
Assistente de direção evasiva;
Assistente ativo de mudança da trajetória;
Assistente ativo de parada de emergência;
Assistente ativo para ponto cego;
Assistente ativo de manutenção da trajetória.
Pacote de espelhos
O pacote de espelhos combina algumas funções práticas para o dia a dia no automóvel: espelhos retrovisores externos com retração elétrica evitam danos desagradáveis ao estacionar, o espelho retrovisor externo direito com opção de abaixar facilita o estacionamento e a função automática anti ofuscamento protege seus olhos.
Leia também: 11 tecnologias automotivas da Mercedes-Benz