Atualmente, um terço da produção da Mercedes-Benz é dedicada ao segmento dos modelos SUV. A empresa está investindo em novos lançamentos de modelos com motores a combustão, hibridos e elétricos. 

Nos últimos anos, os modelos de SUV da Mercedes conquistaram um número cada vez maior de consumidores. No primeiro trimestre de 2022, a marca ocupou as primeiras posições entre os SUV de luxo mais vendidos do Brasil. 

Neste conteúdo especial sobre o GLB 200 Progressive , vamos mostrar os detalhes da da geração GLB, as principais características do modelo e os pontos que o diferenciam de outros automóveis SUV. Confira. 

O lançamento da família GLB

Em abril de 2019, no Salão de Xangai, a Mercedes-Benz apresentou uma versão inicial de um novo carro. A configuração tinha um estilo off-road, com rodas de 17 polegadas, rack de teto, revestimentos em plástico e iluminação dupla de LED no teto. 

Esse modelo, que foi chamado de Mercedes GLB Launch Edition, tinha um interior bastante chamativo, com costuras em laranja, revestimentos em marrom nos bancos, nas portas, no volante e no console central. 

Depois do evento, a empresa começou a considerar o GLB como um sucessor da geração GLK. De 2019 a 2020, quando a versão final chegou ao Brasil, foram feitas mudanças e melhorias naquele que seria o novo SUV da Mercedes. 

Baseado na filosofia de design Sensual Purity, que se ancora nos conceitos de inteligência, emoção e requinte, o carro alia transmissão automática de oito velocidades e tração integral.

A marca optou pela apresentação de dois novos modelos: o GLB Progressive e o GLB Advance, que foram colocados na família GLB no lugar da linha AMG, inicialmente cotada para fazer parte da nova geração. 

Quer saber mais detalhes sobre a linha AMG? Baixe o E-book GRATUITO e conheça os principais modelos da divisão esportiva mais desejada do mundo!  

Semelhanças e diferenças entre GLB Progressive e Advance

Lançados no Brasil em 2020, o Mercedes GLB Progressive e o Mercedes GLB Advance são modelos SUV que chegaram ao mercado para substituir a Launch Edition de GLB 200. A versão inicial continua sendo vendida, mas como modelo 2020/21, enquanto os novos GLB são considerados 2021/21.

Por ter perdido alguns itens da lista original de equipamentos, o Mercedes GLB 200 Advance é um pouco mais barato em relação ao Mercedes GLB 200  Progressive. Os motores continuaram semelhantes, com câmbio 7G-DCT de dupla embreagem e 7 velocidades. 

Veja, a seguir, as semelhanças e as diferenças mais marcantes entre o GLB Progressive e o GLB Advance: 

Semelhanças

Os dois modelos têm desenhos bem diferentes das gerações GLA e GLC da Mercedes, com destaque para mudanças na traseira e na dianteira. 

Com acabamento cromado, faróis Full LED, grades maiores e acabamento preto no contorno dos faróis de neblina, os automóveis da linha GLB são mais robustos. 

O visual imponente é reforçado pelos vincos no capô e por apliques de plástico nas partes superiores e inferiores das portas. O contorno cromado percorre tanto a parte inferior das janelas e do parachoque quanto a área em volta da placa do carro. 

A lateral dos carros GLB se assemelha aos de uma minivan, com teto mais alto e linha de cintura elevada. A traseira apresenta lanternas menores do que as de outros SUVs da Mercedes, dando um toque mais esportivo aos modelos. 

As versões mais básicas do GLB 200 Advance e do GLB 200 Progressive possuem carregador wireless, faróis full LED, MBUX e câmera de ré. 

Tanto o Mercedes GLB 200 Progressive quanto o  GLB 200 Advance estão disponíveis nas cores Preto Noite, Branco Polar, Branco Digital, Azul Galáxia, Preto Cosmos, Cinza Montanha, Azul Denim e Prata Iridium. Os consumidores podem escolher se querem pintura sólida ou metálica, sem custo adicional. 

O interior, que comporta até 7 pessoas, tem acabamento em madeira preta open-pore e pode ser confeccionado em Preto Tradicional ou em Bege Macchiato. 

Diferenças

Apesar das funcionalidades parecidas, existem alguns pontos que diferenciam as versões GLB 200. O tamanho das rodas, por exemplo, não é o mesmo, sendo de 18 polegadas o do modelo Advance e de 19 polegadas na edição Progressive, com pneus 235/55 R18 ou 235/50 R19.

Em relação ao Launch Edition, o Mercedes GLB 200 Advance perdeu algumas funcionalidades, que foram mantidas no Mercedes GLB 200 Progressive. Além do teto solar e do controle de cruzeiro adaptativo, o Progressive conta com sensores de ponto cego.

Os detalhes do visual do carro também são diferentes em cada uma das versões do GLB. As cabines internas são semelhantes, com revestimento de couro claro ou escuro, mas, por fora, o GLB Progressive apresenta aros maiores, conferindo ao design um tom de aventura.

Leia também o texto: Modelos elétricos Mercedes-Benz: modernidade e sofisticação em doses máximas

Diferenciais do GLB 200 Progressive

Como mostramos anteriormente, o Mercedes-Benz GLB 200 Progressive é um SUV de alto padrão, com uma série de funcionalidades que permitem que tanto o motorista quanto os passageiros possam seguir viagem de forma segura e confortável. 

Além dos pontos que já mencionamos até aqui, existem outras características que do GLB Progressive que merecem destaque: 

Dimensões e espaço interno

Por ser um carro robusto, era de se esperar que não fosse nada leve. Ele pesa mais de uma tonelada e meia, mais precisamente 1.555 kg. 

A parte externa do SUV mede, aproximadamente, 1, 65 metro de altura, 2,02 metros de largura e 4,63 metros de comprimento. A medida entre-eixos é de 2,82 metros. 

O espaço interno do GLB 200 Progressive, além de muito amplo, é super elegante. Assim como outros SUV da marca, como o Mercedes-Benz GLE, o GLB Progressive comporta, confortavelmente, 7 ocupantes: o motorista, o carona, três pessoas na segunda fileira e outras duas na última

Uma das novidades do GLB 200 é a versatilidade da terceira fileira de bancos, que oferece conforto para duas pessoas de 1,68 metros de altura. 

Para que as bagagens de todos os passageiros possam ser dispostas no porta-malas, o modelo tem capacidade para 130 litros. 

Combustível e consumo

O GLB 200 Progressive é movido a gasolina. O tanque armazena até 52 litros de combustível, com espaço para 6 litros de reserva.  

No que diz respeito ao consumo, ele faz, em média, 10,1 quilômetros por litro na cidade e 11,7 quilômetros por litro na estrada. 

Mecânica

A suspensão dianteira é independente, McPherson, e a traseira é independente, multibraço, ambas com com molas helicoidais. 

O SUV Mercedes-Benz GLB  200 Progressive conta com câmbio automático 7G-DCT, tração dianteira e direção elétrica

Motor e performance

O motor é o 1.3 turbo,  que também é utilizado pela Renault. Ele tem torque de 25,5 kgfm, a partir de 1620 rotações por minuto. 

A potência, de 163 cavalos a 5.500 rotações por minuto, permite que o GLB 200 Progressive atinja uma velocidade máxima de até 207 km/h, indo de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos.  

Itens de série  

Um dos grandes diferenciais do Mercedes GLB Progressive é o sistema multimídia MBUX de 8GB de memória RAM, inteligência artificial que ajuda a manter o motorista informado durante o trajeto. 

Apesar de a tecnologia ser usada em outros veículos da marca, ela ganhou um novo software. São duas telas de 10,25 polegadas que parecem um único visor.  No GBL 2000, os gráficos são ainda mais visíveis, o head-up display é colorido e o comando de voz pelo “Hey Mercedes” é mais responsivo. 

Outro detalhe tecnológico que chama atenção no carro é a função hands-free access, que conta com uma área de detecção do sensor, permitindo que o proprietário abra o porta-malas sem utilizar as mãos, fazendo apenas um movimento com os pés abaixo do para-choque traseiro. Além do que acabamos de mostrar, o GLB também conta com:

  • proteção óptica inferior, 

  • suporte para rack no teto;

  • luzes de LED;

  • faróis de neblina;

  • claddings, que fornecem proteção extra para as peças;

  • Apple CarPlay; 

  • posto de comando Widescreen suspenso;

  • alarme antifurto;

  • GPS integrado; 

  • ar-condicionado Thermatic;

  • airbags laterais, frontais, de cortina e joelho para motorista;

  • assistente de estacionamento PARKTRONIC; 

  • ajustes elétricos para lombar;

  • assistente ativo de frenagem;

  • cockpit digital de 10 polegadas;

  • controle de cruzeiro com limitador de velocidade;

  • encostos rebatíveis dos bancos traseiros;

  • pneus de verão e Run-Flat;

  • sistema de monitoramento de pressão dos pneus;

  • volante com shift-paddles;

  • acesso hands-free;

  • assistente de aviso de saída de faixa;

  • banco do passageiro com ajustes elétricos e memória, DISTRONIC, Pacote de espelhos;

  • seletor de modos de condução (Dynamic Select, com os modos Eco, Comfort, Sport e Individual); 

  • ar-condicionado de duas zonas com ajuste de meio em meio grau Celsius, entre 16 e 28 graus; 

  • teto solar elétrico panorâmico.

Depois de conferir as principais características do Mercedes GLB 200 Progressive, conheça os modelos em destaque neste mês na Bamaq Automóveis saia de carro novo!