O ar condicionado automotivo é um dos maiores aliados dos motoristas no trânsito. Além de tornar a climatização interna mais agradável, o sistema também garante maior segurança, uma vez que não é necessário rodar com os vidros abertos.
Para garantir a plena eficiência e maior vida útil do ar condicionado automotivo, é necessário alguns cuidados.
No texto a seguir vamos apresentar algumas informações úteis sobre o sistema, além de dicas de utilização. Vamos lá?
Como funciona o ar condicionado automotivo?
Basicamente, o ar condicionado automotivo funciona através da energia gerada pelo motor. Isso acontece através de uma polia, sendo esta responsável por transferir essa energia do giro do motor para o compressor.
O compressor faz a pressurização do fluido e em seguida o envia até o condensador, onde o fluido torna-se líquido, em decorrência da alta pressão e queda na temperatura.
Em seguida, o fluido é enviado até o filtro de ar, etapa onde serão removidas todas as impurezas e umidade do ar. O próximo passo é a redução da pressão e temperatura do fluido, que acontece na válvula de expansão.
A última etapa do processo é a condução do material refrigerante até o evaporador. Aqui, o fluido passa por uma espécie de ventilador, responsável por lançar o ar frio pelas tubulações do veículo e finalmente, por refrigerar o ambiente.
Ar condicionado automotivo Thermotronic
O sistema automático de climatização THERMOTRONIC está presente nos veículos Mercedes-Benz. A tecnologia regula automaticamente a temperatura, quantidade e a distribuição de ar em duas zonas.
Com o sistema, é possível ajustar individualmente as temperaturas para atender tanto ao gosto do motorista quanto do acompanhante.
Além disso, não é necessário fazer reajustes de temperatura, pois os sensores de alta sensibilidade detectam também alterações das condições, tais como a irradiação solar. Ou seja, o sistema de ar se ajusta automaticamente de acordo com a necessidade.
Dicas de utilização do ar condicionado automotivo
Circulação interna x externa: qual a diferença?
Na circulação interna faz-se uso apenas do ar presente dentro do veículo, enquanto isso, na externa é realizada a troca de ar com o ambiente externo.
A grande vantagem da circulação interna é o fato dela acelerar o processo de refrigeração, além de impedir que as impurezas do meio externo entrem dentro do carro. Por isso, é interessante utilizá-la em momentos específicos, como por exemplo:
- Quando o veículo estiver próximo a locais com muita fumaça;
- Regiões muito poluídas;
- Durante a neblina;
- Em regiões com mau cheiro;
- Em estradas de chão;
- Quando estiver conduzindo próximo a caminhões que estejam emitindo fumaça.
No entanto, esta função do ar condicionado automotivo não deve ser utilizada com frequência, uma vez que ela diminui a quantidade de oxigênio dentro do veículo e promove o acúmulo de CO², o que pode causar efeitos como dificuldade de respirar e até sonolência.
O mais indicado, para maior conforto e eficiência do sistema de ar, é variar entre o uso da circulação externa e interna.
Ligue o ar condicionado automotivo regularmente
Especialistas indicam que o ar condicionado automotivo seja ligado pelo menos uma vez por semana, mesmo durante o inverno. Isso é importante pois evita a lubrificação e ressecamento das peças do sistema, o que pode ocasionar na perda de eficiência do mesmo.
Utilização do ar condicionado automotivo em estradas
Em estradas, não é indicado rodar com os vidros abertos, pois a pressão do vento afeta a aerodinâmica do carro, o que eleva o consumo de combustível e prejudica seu desempenho.
Portanto, em estradas, durante altas temperaturas, dê preferência para o uso do ar condicionado automotivo.
Evite ligar o ar condicionado imediatamente em dias quentes
Sabe aquela sensação desagradável de entrar no carro após ele ter ficado um período parado no sol? O primeiro instinto é ir logo ligando o ar condicionado do carro, verdade? Mas essa não é a medida mais adequada.
Neste caso, o mais recomendável é rodar por um período com as janelas do carro abertas até o calor se dissipar. Ao ligar o ar condicionado automotivo de imediato, você exige muito do sistema, o que pode causar pane no mesmo com a frequência deste hábito.
Portanto, ao entrar no veículo nessas condições, ligue o motor e conduza por alguns minutos com as janelas abertas. Quando a temperatura estabilizar, ligue o ar condicionado automotivo na temperatura que desejar.
Faça a manutenção do sistema de ar condicionado automotivo
Para garantir a eficiência e maior vida útil para o sistema de ar de seu Mercedes-Benz, é fundamental que você faça uma manutenção periódica do mesmo. Caso contrário, o sistema pode apresentar falhas como: dificuldade para resfriar o ambiente, mau cheiro e até prejudicar a saúde respiratória dos ocupantes.
Deve-se ter uma atenção especial com o filtro de ar, uma vez que a peça deve ser trocada regularmente. Estima-se que em um período de 6 meses.
Além disso, também deve ser feita, regularmente, uma limpeza no sistema de ar por profissionais capacitados. Estes vão utilizar os produtos corretos para higienização de todo o sistema, além disso poderão substituir possíveis peças danificadas.
Faça a revisão do seu ar condicionado automotivo com a Bamaq, concessionária autorizada Mercedes-Benz, e garanta mais segurança e qualidade no serviço. Faça o agendamento no nosso site!
Leia também: Manutenção de carros: tudo o que você precisa para dirigir com segurança