Se você é amante de automobilismo, provavelmente já ouviu falar sobre a tecnologia "Kinetic Energy Recovery System" (KERS) ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética (SREC).
Mas você sabia que essa tecnologia também é uma característica marcante dos carros elétricos e híbridos da Mercedes-Benz? Neste artigo, vamos explorar em detalhes o KERS, o freio regenerativo de carros elétricos.
Continue a leitura e confira:
- O que é o freio regenerativo (KERS)?
- Origem do KERS
- One Pedal Driving: saiba mais sobre a tecnologia
- Como funciona o freio regenerativo nos veículos elétricos?
- Benefícios da tecnologia de frenagem regenerativa
- Freio tradicional x Freio regenerativo
- KERS na Fórmula 1 x Carros de consumo
- Carros elétricos da Mercedes-Benz
O que é freio regenerativo (KERS)?
O KERS é uma tecnologia de frenagem regenerativa que capta e armazena parte da energia cinética gerada durante a desaceleração do veículo.
Essa energia pode ser armazenada como energia eletroquímica em baterias ou como energia mecânica em um volante de inércia. Posteriormente, essa energia pode ser reutilizada para propulsão ou para fornecer um impulso extra de potência.
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Origem do KERS
Embora amplamente associada à Fórmula 1, a tecnologia de frenagem regenerativa teve sua origem no início do século XX. Em 1902, o sistema foi implementado nos bondes de Newcastle, Inglaterra, para otimizar o uso de energia durante crises energéticas.
One Pedal Driving: saiba mais sobre a tecnologia
Nos veículos que empregam KERS, há uma tendência crescente em adotar a tecnologia de "one pedal driving". Este sistema permite acelerar e frear usando apenas um pedal, simplificando a condução e aumentando a segurança.
A tecnologia contribui para a eficácia do KERS, tornando a transição entre aceleração e frenagem quase imperceptível, enquanto maximiza a recuperação de energia.
Como funciona o freio regenerativo nos veículos elétricos?
Quando um carro elétrico acelera, a energia é retirada da bateria para alimentar o motor. O processo de frenagem é onde o KERS brilha: ao retirar o pé do acelerador, o motor elétrico muda de função e age como um gerador.
Essa transição permite que o veículo recupere energia cinética, que é então armazenada de volta na bateria, aumentando a eficiência energética e a autonomia do veículo.
Funcionamento básico
Como já mencionado, o princípio básico do freio regenerativo é transformar a energia cinética do veículo em energia elétrica que pode ser armazenada na bateria para uso futuro. Isso é feito invertendo a função do motor elétrico, transformando-o em um gerador de energia elétrica durante a frenagem.
Em outras palavras, quando você aplica o freio, o motor elétrico age como um dínamo e começa a gerar eletricidade, em vez de consumi-la para acionar as rodas.
Componentes principais
- Motor Elétrico: Atua como gerador durante o processo de frenagem.
- Controlador Eletrônico: Controla a quantidade de energia que é recuperada e armazenada na bateria.
- Bateria: Armazena a energia recuperada para uso futuro.
- Sistema de Freio Convencional: Em situações onde a frenagem regenerativa não é suficiente (como em frenagens abruptas), o sistema de freio convencional é usado em paralelo.
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Benefícios da tecnologia de frenagem regenerativa
A frenagem regenerativa não apenas melhora a eficiência energética, mas também reduz o desgaste de componentes, aumentando a longevidade do sistema de frenagem. Isso é particularmente útil em situações como descidas longas, onde o sistema pode recuperar quantidades significativas de energia.
Freio tradicional x Freio regenerativo
Os carros elétricos Mercedes-Benz estão equipados tanto com freio regenerativo quanto com um sistema de freio tradicional para situações de frenagem rápida e abrupta.
No dia a dia, no entanto, o KERS é suficiente para a maioria das situações de frenagem, reduzindo ainda mais os custos de manutenção.
KERS na Fórmula 1 x Carros de consumo
Na Fórmula 1, o sistema KERS é mais voltado para o desempenho de alta intensidade. Nos carros elétricos de consumo, como os da Mercedes-Benz, a tecnologia é ajustada para maximizar a eficiência energética e a sustentabilidade.
Carros elétricos da Mercedes-Benz
O EQC 400 foi o primeiro modelo elétrico lançado pela montadora alemã, mas a gama de veículos já cresceu e conta com variadas opções, como o EQA, EQB, EQE e EQS.
O EQC, primeiro dos modelos de carros elétricos da Mercedes-Benz, entrega 440 km de autonomia com uma única carga, além de ampla infraestrutura de recarga e o mais alto nível de segurança.
Os modelos SUVs EQA 250 e EQB 250 reforçam a linha de carros a eletricidade. Já o sedã EQE 300 chega com 645 km de autonomia totalmente elétrica e bateria de 89 kWh de capacidade.
A marca já oferece uma ampla estrutura para suporte dos veículos elétricos, como a estação de recarga rápida Wall Box, além de tecnologias que estarão nos próximos modelos. A ideia da Mercedes é tornar todos os veículos da marca elétricos até 2039.
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