Os veículos com motores Mercedes-Benz a diesel estão sendo cada vez mais procurados em concessionárias da marca por todo o país. Entre as vantagens deste dispositivo destacam-se a força que entregam, robustez e economia de combustível. 

Você está pensando em adquirir um veículo com motor a diesel? Então não continue a leitura pois vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o dispositivo. 

Como funciona o motor a diesel? 

O funcionamento do motor a diesel acontece através da conversão de energia térmica em energia mecânica. 

Assim como acontece com um motor Otto (responsável pela queima de gasolina, etanol, flex, etc), os motores a diesel também possuem um ciclo com quatro funções: admissão, compressão, combustão e exaustão. 

Porém, seu processo de compressão é mais intenso, uma vez que o diesel é inflado e não há necessidade de utilização da vela de ignição do motor para que isso aconteça. 

Basicamente, o processo se dá nos seguintes passos: 

  1. Com a ignição do motor acontece a queima do combustível e sua combustão; 

  2. Com a compressão do ar, a temperatura na câmara se eleva, gerando a combustão até que seja atingido o ponto de auto-inflamação do combustível; 

  3. O diesel que foi injetado na câmara entra em contato com o ar aquecido, sofrendo a combustão; 

  4. O acelerador é responsável por regular a quantidade de combustível fornecida pela bomba e, consequentemente, a potência gerada pelo motor. 

Veja também como acontece as quatro etapas que são necessárias para o funcionamento do motor a diesel. 

  • Admissão: quando o ar é levado para o interior do cilindro; 

  • Compressão: através da redução do volume do combustível, a temperatura no interior do cilindro é elevada; 

  • Combustão: o diesel é fragmentado em gotículas e se mescla com o ar por conta da temperatura elevada, possibilitando a combustão; 

  • Exaustão: todos os gases de combustão são expulsos do cilindro, o que finaliza o processo de queima do combustível. 


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Origem do motor a diesel 

O motor a diesel, também conhecido como motor de ignição por compressão, foi inventado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel no fim do século 19. 

Uma curiosidade é que o primeiro modelo a receber este tipo de dispositivo foi um Mercedes-Benz. Em 1936 a marca lançou o modelo 260 D que ganhou a fama de ser extremamente econômico e resistente. 

Características e vantagens dos motores a diesel 

Listamos algumas características e diferenciais de um motor a diesel. Confira! 

Economia 

Você sabia que o motor a diesel pode ser até 30% mais econômico do que os dispositivos movidos a gasolina? Além disso, eles são responsáveis por emitir menos 25% de CO2 em comparação com outros motores. 

Maior torque

Outra característica marcante dos motores a diesel é o maior torque proporcionado. Uma das explicações é o fato do dispositivo contar com um pistão mais longo, o que dá mais força para saída da inércia.

Silêncio e conforto

Um dos principais diferenciais dos motores Mercedes-Benz a diesel é o seu excelente isolamento acústico. 

A bordo de um dos veículos com este dispositivo você quase não sente que está conduzindo um modelo a diesel, apenas quando acelera forte ou quando olha para o painel de instrumentos e percebe que a autonomia ultrapassa os 700 quilômetros quando o tanque de 50 litros está cheio. 

Motor a diesel x motor a gasolina: quais as diferenças? 

  • O motor a gasolina funciona com uma taxa de compressão que varia de 8:1 a 12:1, já o motor a diesel tem variação de 15:1 a 25:1; 

  • O motor a gasolina admite a mistura ar/combustível para o cilindro , já os motores a diesel aspiram apenas o ar e o diesel é despejado diretamente no topo do cilindro; 

  • Nos motores a gasolina, a ignição acontece através de uma faísca elétrica que é fornecida pela vela de ignição antes de ocorrer a máxima compressão na câmara de explosão. Enquanto nos motores a diesel a combustão acontece quando o combustível é injetado ao ar que encontra-se fortemente comprimido na câmara. 

Motores Mercedes-Benz a diesel 

Atualmente, os motores Mercedes-Benz a diesel estão disponíveis em três modelos da marca: no GLC 220, GLE 400 e GLE 400 Coupé.

O GLC 220 é equipado com o motor turbodiesel 2.0 que entrega 194 cv de potência e 400 Nm (40,78 kgfm) de torque entre 1.600 e 2.800 rpm, que movem sem esforços os 1.835 kg do modelo. Tem ainda câmbio automático de nove marchas e aceleração de 0 a 100 km/h de 7,9 segundos. 

Já as duas versões do GLE 400 possuem motor turbodiesel 3.0 V6 capaz de render 330 cv de potência e 71,4 kgfm de torque. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é de 5,7 segundos e o modelo pode atingir até 240 km/h de velocidade máxima. 

Inclusive, o motor do GLE conquistou o prêmio realizado pelo portal AutoEsporte de Melhor Motor do Ano 2021 na categoria 2.0 ou acima. 


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